É usado para avaliar o ruído no qual o trabalhador estão submetido durante determinado período no ambiente de trabalho. Com o equipamento fixado no trabalhador ele permite a medição do ruído com o cálculo automático da dose de ruído. O interessante desse equipamento é que ele oferece o percentual de ruído no qual o trabalhador estão exposto. Tudo depende da configuração previamente programada no aparelho.
O dosímetro é considerado o aparelho mais eficiente e detalhista para as medições de ruído, sendo por isso, preferência entre muitos profissionais.
São equipamentos medem a velocidade do ar, no início eram usados apenas nos serviços de meteorologia, hoje são usados também na segurança do trabalho. Muitos anemômetros geram a cada volta completa um pulso. Sabendo o número de pulsos por tempo, pode-se calcular a velocidade do vento.
Os aparelhos mais modernos possuem memória com armazenamento de dados, os modelos mais simples ou antigos oferecem apenas a opção de leitura imediata dos níveis de ruído no visor.
O microfone é peça vital na composição do equipamento, sua função é a de transformar o sinal de pressão mecânica em sinal elétrico. Normalmente os decibelímetros usados comercializados no Brasil operam entre 30 a 140 Decibéis.
Conforme regulamentação dada pela NR 15 o ruído deve ser controlado no ambiente de trabalho.
Aparelhos de alta tecnologia em condições de revelar, no ambiente que venham a ser instalados, a presença deste gás específico, provocada pela combustão incompleta, no anormal funcionamento dos aparelhos a gás ou outro combustível, ou da presença de gás do escapamento de motores a combustão interna. São projetados para revelar uma concentração de monóxido de carbono perigosa para a saúde e intervir assinalando a anormalidade com dispositivo ático e acústico.
Executa pesquisas de acúmulo de ruído OSHA e IEC
Níveis de vibração nos eixos, X,Y e Z, e dose diária de exposição A(8)
Ideal para exposição de ruído acumulada pessoal/no local de trabalho
Bomba de amostragem (bomba gravimétrica) para aná¡lise de poeiras e fumos em alta vazão e para gases e vapores em baixa vazão.
Mede os níveis de iluminamento ou a iluminância (em lux), ou seja, a luz distribuída em uma superfície ou área.
De acordo com as normas técnicas cada ambiente tem um nível de iluminação adequado, e no trabalho não é diferente. A monitoração tem a função de que a partir da medição possamos adequar a iluminação do ambiente.
O aparelho funciona transformando a luz natural ou artificial recebida em corrente elétrica, a partir desse ponto é mostrado no visor quantidade de lux do ambiente.
Popularmente conhecido como medidor de stress térmico o IBTUG permite a avaliação das condições do ambiente no que se refere ao calor. Para exibir as informações podemos trabalhar diretamente através de gráficos e relatórios.
O equipamento é largamente usado em trabalhos a céu aberto e em siderúrgicas ou locais com calor intenso.
O uso do IBUTG no Brasil é fundamentado para atender as exigências da NR 15 e NHO 6 (Norma de Higiene Ocupacional ” Fundacentro “) que determinam os limites de exposição máxima.
Converse com a gente!